Fond d'écran animé, screensaver 240x320 pour téléphone portable
Gifs animiert

sábado, 20 de março de 2010

PRINCIPAIS PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELA PERDA DA BIODIVERSIDADE


Os principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade são:
**Perda e fragmentação dos hábitats;
**Introdução de espécies e doenças exóticas;
**Exploração excessiva de espécies de plantas e animais;
**Uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento;
**Contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes; e
**Mudanças Climáticas.

As inter-relações das causas de perda de biodiversidade com a mudança do clima e o funcionamento dos ecossistemas apenas agora começam a ser vislumbradas.
Três razões principais justificam a preocupação com a conservação da diversidade biológica. Primeiro porque se acredita que a diversidade biológica seja uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. Segundo porque se acredita que a diversidade biológica representa um imenso potencial de uso econômico, em especial pela biotecnologia. Terceiro porque se acredita que a diversidade biológica esteja se deteriorando, inclusive com aumento da taxa de extinção de espécies, devido ao impacto das atividades antrópicas.

O Princípio da Precaução, aprovado na Declaração do Rio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - CNUMAD (Rio-92), estabelece que devemos agir já e de forma preventiva, ao invés de continuar acomodados aguardando a confirmação das previsões para então tomar medidas corretivas, em geral caras e ineficazes.

FONTE: http://www.agua.bio.br/botao_d_P.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário