sábado, 20 de março de 2010

PRINCIPAIS PROCESSOS RESPONSÁVEIS PELA PERDA DA BIODIVERSIDADE


Os principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade são:
**Perda e fragmentação dos hábitats;
**Introdução de espécies e doenças exóticas;
**Exploração excessiva de espécies de plantas e animais;
**Uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento;
**Contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes; e
**Mudanças Climáticas.

As inter-relações das causas de perda de biodiversidade com a mudança do clima e o funcionamento dos ecossistemas apenas agora começam a ser vislumbradas.
Três razões principais justificam a preocupação com a conservação da diversidade biológica. Primeiro porque se acredita que a diversidade biológica seja uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. Segundo porque se acredita que a diversidade biológica representa um imenso potencial de uso econômico, em especial pela biotecnologia. Terceiro porque se acredita que a diversidade biológica esteja se deteriorando, inclusive com aumento da taxa de extinção de espécies, devido ao impacto das atividades antrópicas.

O Princípio da Precaução, aprovado na Declaração do Rio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - CNUMAD (Rio-92), estabelece que devemos agir já e de forma preventiva, ao invés de continuar acomodados aguardando a confirmação das previsões para então tomar medidas corretivas, em geral caras e ineficazes.

FONTE: http://www.agua.bio.br/botao_d_P.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário